Dicas

Acompanhe aqui o nosso projeto e nossas dicas sobre mudança e sustentabilidade para você mudar com menos stress

Praticar o desapego – Documentos

Em:15/04/2012 | Por: | Categorias: Dicas | 0 comentário

Na hora de decidir que documentos guardar e quais jogar fora na mudança, é preciso relembrar os prazos legais e razoáveis para guarda de documentos.  Segue abaixo um guia

IPVA, IPTU, Declaração IR – 5 anos, começando a contar no primeiro dia útil do ano seguinte às suas emissões. Este prazo vale para todos os impostos.

Água, Luz, Telefone, Gás – Também 5 anos. Se bem que neste caso, o ônus da prova de que você não pagou pode ser repassado ao cobrador.

Notas Fiscais – No mínimo durante a garantia, mas o melhor é pela vida útil do bem.

Seguros – 1 ano

Plano de Saúde – 5 anos, desde a última mudança residencial ou empresarial. Em caso de mudança, os documentos relativos aos planos substituídos podem ser descartados.

Aluguel – 3 anos, tanto para o locador como para o locatário.

Condomínio – 5 anos ou desde a última declaração de ausência de débitos fornecida pelo condomínio.

Prestações da casa – 5 anos.

Mensalidades escolares – 5 anos.

Extratos Bancários – Guarde apenas os relacionados a seguro-desemprego, pagamentos de pensão e saldo de dívidas pagas, por 6 anos.

Para toda a vida – Certidão de nascimento, certidão de casamento (ou mesmo o julgamento de divórcio), certidões de óbito, testamentos, diplomas, além do RG, CPF, título de eleitor e o CAM (Certificado de Alistamento Militar) no caso dos homens.

:

 

Sobre Mude Verde - Mudanças Sustentáveis

Se você quer utilizar nosso artigo em sua publicação, fique à vontade, mas por favor deixe um link para http://mudeverde.com.br (veja detalhes no rodape). Na internet, é melhor você copiar uma parte do artigo e deixar o link, por causa das restrições dos mecanismos de busca a conteúdo duplicado. Você sempre pode compartilhar via as redes sociais, através dos links ao final dos artigos. Quanto mais gente conhecer e usar as caixas Mude Verde, melhor para o planeta.

Deixe um comentário

Error
Cannot GET /js/stats.php